• Max Prime Contabilidade

Veja 10 passos para dar solidez ao seu negócio

Pesquisa da Serasa Experian aponta que, no Brasil, 370.581 empresas foram abertas em janeiro deste ano, um aumento de 15,6%.


De acordo com Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, 370.581 empresas foram abertas em janeiro deste ano, um aumento de 15,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e também o maior volume mensal desde 2010.


Se considerarmos apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs), o crescimento anual foi de 21%. Para as Sociedades Limitadas, o avanço foi de 42,6%. Pensando neste cenário, o CNN Brasil Business conversou com dois especialistas para reunir 10 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso.


1. Busque conhecimento

Entre os primeiros ensinamentos, está o conhecimento. É ideal que o empreendedor, ao escolher seu nicho de atuação, saiba quem são seus concorrentes e entenda as "dores" de seu público. Afinal, é delas que podem vir as melhores soluções.


2. Esteja atento às mudanças do mercado

Ao abrir um negócio, o empreendedor vai precisar ler o mercado para entender para onde o fluxo vai, qual é novidade do momento e quais ajustes ele poderá fazer no próprio empreendimento para atender a demanda.


3. Planejamento constante

Para o empreendimento seguir sem surpresas, é necessário estar atento ao planejamento. Ele servirá como uma bússola, direcionando para aonde o negócio deve ir, quais riscos valem ou não a pena e, caso ocorra imprevistos, quais atitudes devem ser tomadas.


4. Mantenha o foco no seu público-alvo

Todo negócio possui um público-alvo. E esse público é definido por uma série de fatores, como classe social, idade, gênero, escolaridade, estilo de vida e até mesmo região em que o possível cliente reside. Essa definição facilita a compreensão das dores e necessidades da clientela do empreendimento.


5. Relacionamento

Manter um pós atendimento e conter os contatos dos clientes permite que o empreendedor estreite laços e possa vender de formas mais variadas.


6. Fique de olho nas contas

O erro mais comum entre empreendedores que estão começando é não dividir as contas do negócio das contas de pessoa física.


7. Forme um time potente

Uma equipe engajada e criativa possibilita que o negócio busque sempre a inovação e novos meios de atrair clientes.


8. Transformação digital

Outro ponto importante para ter um empreendimento de sucesso é investir no campo digital. Na pandemia, muitos negócios tiveram que se adaptar para receber pedidos na internet, de aplicativos, marktplace, estar presentes nas redes sociais e até mesmo manter o relacionamento com os clientes.


9 . Aprenda a valorizar a jornada

Conquistar as primeiras ferramentas de trabalho, um novo espaço, expandir em filiais, aumentar a equipe. Todas essas conquistas merecem ser celebradas. Esse passo expressa todo o esforço que o empreendedor teve ao longo da caminhada.


10. Licitações governamentais

Uma possibilidade de venda é explorar licitações do governo, seja ele municipal, estadual ou até mesmo federal. Este é um mercado que pode ser mais explorado por micro e pequenos empreendedores.


Fonte: CNN

Posts recentes

Ver tudo